21 de maio de 2018

A pedagogia e sua missão, por Renata Braz e Silva

Falar de uma profissão tão nobre, que faz parte de nossas vidas e da vida dos nossos filhos desde sempre, não é fácil… Assim como, talvez, nunca tenhamos parado para pensar nos maiores desafios que os pedagogos enfrentam hoje, diante de tanta tecnologia, de uma sociedade imediatista e de exigências variadas quando o assunto é […]

Falar de uma profissão tão nobre, que faz parte de nossas vidas e da vida dos nossos filhos desde sempre, não é fácil…

Assim como, talvez, nunca tenhamos parado para pensar nos maiores desafios que os pedagogos enfrentam hoje, diante de tanta tecnologia, de uma sociedade imediatista e de exigências variadas quando o assunto é Educação!

Pensando nisso, consideramos – hoje mais do que nunca! – necessário refletirmos sobre a pedagogia e sua missão. Por isso, preparamos um bate-papo com a pedagoga e psicóloga Renata Braz e Silva.

– Qual é, na sua opinião, a missão de uma pedagoga na vida das crianças?

Acredito que a grande missão é despertar o interesse da criança para querer aprender… O Pedagogo é aquele que ensina, é o mediador no processo da aprendizagem.

– Quais são, atualmente, os maiores desafios da profissão?

O maior desafio é saber que as crianças, hoje, possuem recursos mais interessantes e motivadores do que aquelas aulas tradicionais… Portanto, são necessárias mudanças na forma de ensinar.

Cabe ao pedagogo buscar alternativas diferentes para envolver essas crianças para que possam aprender com prazer.

É preciso quebrar essa padronização dentro das escolas e ter consciência de que a criança, hoje ,não é aquela de anos atrás.

– Como podemos estimular nossos filhos a se interessarem de forma integral e reconhecerem o valor da Educação na vida das pessoas?

A criança deve receber estímulos desde o seu nascimento, porém, isso deve ser dosado… Afinal, muitas vezes, o exagero acaba sendo desmotivador.

O lúdico é atrativo para a criança e enriquece muito o processo de aprendizagem. Através da brincadeira, a criança desenvolve a linguagem, atenção, memória, expressão corporal e criatividade.

É muito importante destacar que o ambiente em que a criança vive pode ser estimulador na medida em que ela convive com bons modelos, bons leitores, bons cumpridores de seus trabalhos etc.

Além de uma boa escola, é importante que existam prioridades entre Dever X Lazer. À medida que a criança cresce, é preciso estabelecer horários determinados para tarefas, rotinas de estudos… Afinal, “a escola é o trabalho da criança”.

Outras atividades que ajudam muito neste sentido são:

Jogos educativos, como quebras cabeças, jogo da memória, xadrez, dama, entre outros.

Leitura dos livros de histórias infantis sobre diversos assuntos. Os livros estimulam a fala e a escrita.

Música que, além de estimular a imaginação, desenvolve a atenção de forma muito eficaz.

– Ontem, 20 de maio, foi comemorado o Dia do Pedagogo. Que recado você deixaria para outros profissionais da área?

Que prazer poder falar desse profissional! Uma profissão…mais do que isso: uma missão!

Pedagogo é aquele que tem o dom de ensinar, que tem o amor, carinho, paciência, dedicação persistência como ferramentas de seu trabalho! Aquele que busca e cria possibilidades para o outro aprender.

Que sabe valorizar o pouco e consegue o muito… Que é capaz de despertar o prazer, a criatividade, interesse e desejo de aprender e ser cada dia melhor.

Que traça caminhos onde tudo é possível, onde é permitido errar e sempre recomeçar!

Diante desse papel tão importante e tamanha responsabilidade, cabe a tarefa de renovar sempre as forças e não desistir, pois este é um trabalho difícil e necessário.

Aos pedagogos, peço que continuem apaixonados e não descuidem da missão de Educar, não desanimem diante dos desafios, nem deixem de sonhar e acreditar no papel de formar e transformar a vida de tantos seres humanos!

*Renata Braz e Silva é psicóloga e pedagoga.

Ed. Tecnal – Rua Tiradentes, 848, 9º andar, sala 94 – Centro. Fones: (19) 3382-0416 / 3302-6967