31 de outubro de 2018

Cultura Inglesa realiza Festa de Halloween

No dia 31 de outubro é comemorado o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas. Aqui no Brasil, é claro, a data não ganha muito destaque, mas trata-se de uma celebração típica da cultura norte-americana… E, pensando nisso, a maioria das escolas de inglês faz ações referentes à comemoração. No último dia 26, a Cultura […]

No dia 31 de outubro é comemorado o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas. Aqui no Brasil, é claro, a data não ganha muito destaque, mas trata-se de uma celebração típica da cultura norte-americana… E, pensando nisso, a maioria das escolas de inglês faz ações referentes à comemoração.

No último dia 26, a Cultura Inglesa, onde meus filhos e sobrinhos fazem inglês, realizou sua tradicional Festa de Halloween. “A Cultura Inglesa comemora o Halloween em Piracicaba desde sua inauguração em 2006. A festa já teve formatos diferentes, mas o objetivo é sempre promover ganho linguístico, cultural e a confraternização de alunos e professores”, destaca Larissa Koelle, proprietária da escola.

Aprecio muito esse tipo de evento que proporciona grande interação entre os alunos e os professores e também alguns pais!

“Ficamos sempre muito felizes ao proporcionar algo divertido para os alunos. Esse ano ficamos impressionados com a criatividade e o empenho das crianças nas fantasias. Muitos trouxeram referências de filmes famosos, maquiagens inovadoras e ótimas ideias”, conta Larissa.

A festa foi um sucesso, teve todos os convites esgotados. Vale destacar que a Cultura Inglesa promove ao longo do ano inúmeros eventos culturais em inglês para adultos, adolescentes e crianças com foco em prática oral e aquisição de linguagem. Mas como a festa de Halloween é realizada num buffet, o objetivo principal é a confraternização e diversão.

“Em 2018 cerca de 200 alunos participaram da festa, mas o que nos alegrou muito esse ano foi a participação dos pais. Cerca de 50 pais e mães de alunos da Cultura entraram no clima e participaram da festa num espaço confortável e menu especialmente preparado para eles. É ótimo ter as famílias por perto!”, conta Larissa.

 

História

O Halloween é uma tradição iniciada pelos povos Celtas e praticada há mais de 3 mil anos. O nome original era “Samhain”. Mas, ao longo do tempo, a palavra foi adaptada para “Halloween” por conta do Dia de todos os Santos, comemorado em 1º de novembro, que em inglês significa “All Hallows Eve”, cuja abreviação se tornou Halloween.

A prática de se fantasiar nessa data também vem dos Celtas, que afirmavam que, na noite do dia 31 de outubro, o véu que cobre o mundo astral e a Terra deixava de existir exatamente à meia noite. E, para se proteger de possíveis perigos, eles se cobriam com peles de bichos e máscaras de Deuses para não serem reconhecidos por espíritos ruins (que poderiam fazer “travessuras” com os seres da Terra).

 

Teste da Página Fundadoras