15 de janeiro de 2019
  • Blog Mundo Mãe
  • Fonoaudiologia Estética: entendendo a magia na remoção de rugas

Fonoaudiologia Estética: entendendo a magia na remoção de rugas

Marina Almeida de Sá Você sabe o que são rugas??? Alguns diriam que são aquelas marcas HORROROSAS que aparecem em nossas faces pela ação do tempo e gravidade. Contendo um fundo de verdade, as rugas são definidas como sulcos que se formam em consequência de expressões repetidas e/ou exageradas que causam contrações nos músculos da […]

Marina Almeida de Sá

Você sabe o que são rugas??? Alguns diriam que são aquelas marcas HORROROSAS que aparecem em nossas faces pela ação do tempo e gravidade. Contendo um fundo de verdade, as rugas são definidas como sulcos que se formam em consequência de expressões repetidas e/ou exageradas que causam contrações nos músculos da face. Elas são formadas também pela diminuição das camadas mais profundas de gordura, pela diminuição no tamanho das células da derme e pelo envelhecimento com consequente afrouxamento das fibras musculares.

Todo o processo de envelhecimento da pele pode ocorrer pela velocidade com que o tempo passa ou pelas agressões externas que aceleram este processo como exposição solar exagerada e sem a devida proteção, má alimentação, hidratação insuficiente, fumo, álcool, tratamentos inadequados ou produtos agressivos entre outros. Estes fatores, se somados, aceleram o aparecimento das tão temidas rugas.

Existem técnicas na medicina que eliminam as rugas através de cirurgias, aplicação de toxinas e da cosmetologia. Porém, neste momento gostaria de me ater ao novíssimo e pouco divulgado trabalho fonoaudiológico na área da estética facial.

Como citado anteriormente, as rugas se formam através de expressões faciais repetidas e exageradas e é neste ponto que a fonoaudiologia estética atua, levando a conscientização e mudança de hábitos nocivos a sua pele e até mesmo a sua saúde. Tais hábitos podem ser causados simplesmente por “manias” de expressão e até mesmo por alguma alteração nas funções básicas como respiração, mastigação ou deglutição. E é assim que se realiza nosso trabalho, avaliando, readequando as funções, fortalecendo ou relaxando a musculatura facial e devolvendo assim o equilíbrio a sua face. Equilíbrio este que uma vez adquirido apresentará resultados duradouros.

É importante citar que as rugas se dividem em primárias, secundárias e terciárias; desta forma, em cada fase existe um trabalho a ser realizado. E podemos deixar claro que em todas elas é possível se obter ótimos resultados como a atenuação de até 80% de sua aparência e podendo chegar até a sua total eliminação nos casos mais leves.

Assim, consulte um fonoaudiólogo especializado em fonoaudiologia estética e fique linda.

* Marina Almeida de Sá é fonoaudióloga, especialista em Fonoaudiologia Estética. Rua Voluntários de Piracicaba, 1185 – Bairro Alto, Piracicaba. (19) 3433-3513/ 99201-4431.