5 de abril de 2019
  • Blog Mundo Mãe
  • Evento do Blog Mundo Mãe marcou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Evento do Blog Mundo Mãe marcou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Blog Mundo Mãe, com apoio do Shopping Piracicaba, realizou, no último dia ‪2 de abril, um evento especial sobre autismo. A atividade aconteceu no Clube Gourmet e foi gratuita, reunindo mais de 120 pessoas, entre pais e educadores que lidam com crianças, adultos e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento contou […]

O Blog Mundo Mãe, com apoio do Shopping Piracicaba, realizou, no último dia ‪2 de abril, um evento especial sobre autismo. A atividade aconteceu no Clube Gourmet e foi gratuita, reunindo mais de 120 pessoas, entre pais e educadores que lidam com crianças, adultos e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento contou com palestra da neuropediatra, especialista em autismo, e colunista do Blog Mundo Mãe, Dra. Deborah Kerches, com o tema “Autismo: dos primeiros sinais ao diagnóstico e tratamento”.

“Me sinto extremamente lisonjeada por ter sido convidada para falar sobre autismo no Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Gosto de ressaltar sempre que a conscientização sobre o TEA é o melhor caminho para o diagnóstico e a intervenção mais precoces e, também, para lutarmos pela inclusão e contra os preconceitos. E ter a oportunidade de informar e conscientizar sobre o autismo em um evento bem organizado e cheio de espectadores interessados foi uma oportunidade extremamente valiosa para mim”, comenta a Dra. Deborah.

“O evento, muito mais do que uma noite agradável, foi uma ação importantíssima para alcançarmos mais pessoas com a informação, alertando sobre a importância de se perceber sinais e características precocemente para que a intervenção seja iniciada o quanto antes. E, com isso, melhorarmos consideravelmente as possiblidades de desenvolvimento, de aquisição de novas habilidades, de autonomia e de qualidade de vida entre as crianças com TEA”, ressalta a especialista.

“Entre todos os pontos destacados na palestra, quero enfatizar principalmente a importância da intervenção precoce já na suspeita diagnóstica. Ou seja, se existem sinais e características do espectro autista, é necessário começar imediatamente a intervenção precoce”, acrescenta a Dra. Deborah.

Para Alessandra Netti, psicóloga, neuropsicóloga e neurofeedback, autora e especialista em comportamento do Blog Mundo Mãe, a palestra foi totalmente esclarecedora e completa. “Muitas pessoas comentaram comigo que a Dra. Deborah foi muito elucidativa e ponderada na forma como colocou as questões”, diz.

Após a palestra, as terapeutas especialistas da FisioBaby – Reabilitação Infantil Especializada falaram sobre os tratamentos possíveis para o TEA.

“As meninas da FisioBaby falaram de maneira muito clara sobre o trabalho que elas fazem e sobre a importância de um trabalho preventivo sob o olhar de uma equipe multidisciplinar”, destaca Alessandra.

O evento contou ainda com a participação da Daiane Priscila da Silva Santos Ladeira (@meu_trio_autistas) contando um pouco da sua experiência nos cuidados e convivência com seus três filhos autistas.

“O depoimento da Daiane foi absolutamente emocionante. Em poucas palavras, ela conseguiu tocar todo mundo que estava lá, pois falou de forma totalmente verdadeira, transmitindo amor e coragem”, comenta Alessandra.

 Sentimento de dever sendo cumprido

Para Carla Furrer Michelan, idealizadora do Blog Mundo Mãe e organizadora do evento, a noite trouxe uma realização pessoal muito grande.

“O intuito do blog sempre foi levar informação de qualidade às pessoas; e, com esse evento gratuito realizado dentro do Shopping, reforçamos esse objetivo. Sinto que nosso dever está sendo cumprido, pois ter acesso a informações sobre o autismo, por exemplo, é essencial para a identificação dos sinais por parte dos responsáveis e/ou educadores e para um diagnóstico mais precoce, conforme ressaltou a Dra. Deborah”, comenta Carla.

Para Alessandra, foi uma noite muito rica. “Ficamos muito felizes em proporcionar um evento repleto de conhecimento e troca. Parabenizo todos os envolvidos e especialmente a Carla pela dedicação na organização deste e de outros eventos do Blog Mundo Mãe, os quais ela comanda sempre com uma maestria belíssima”, diz.

Carla e Alessandra reafirmam que pretendem realizar outros eventos com o intuito de informar e de promover troca de experiências sobre os mais variados assuntos relacionados ao universo das mães.

“Tudo flui bem quando temos bons parceiros! Aproveito para agradecer todos que fizeram possível este evento”, finaliza Carla.