4 de junho de 2019

Um Rio em nossas vidas

Esta é conhecida como a Semana do Meio Ambiente, já que é marcada por datas que visam incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil. E, para nós que moramos em Piracicaba, é impossível falar em meio ambiente sem nos lembrarmos do nosso Rio! Temos refletido há […]

Foto: Davi Negri, retirada do livro PIRACICABA,UM RIO QUE PASSOU EM NOSSA VIDA (2016), de Cecílio Elias Netto

Esta é conhecida como a Semana do Meio Ambiente, já que é marcada por datas que visam incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

E, para nós que moramos em Piracicaba, é impossível falar em meio ambiente sem nos lembrarmos do nosso Rio!

Temos refletido há algum tempo sobre o quanto o Rio Piracicaba é importante para a população piracicabana, por diferentes aspectos.

Foi, aliás, o rio que deu origem à cidade. A história conta que, por volta de 1800, o Rio Piracicaba era rota entre os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais, sendo caminho para o transporte do café, um dos itens mais importantes da economia brasileira àquela época.

Com as atividades, o Rio foi dando forma à cidade, que se estabeleceu à sua margem direita.

Hoje, resumidamente, o Rio fornece água para a macrorregião de Campinas e ajuda a alimentar o Sistema Cantareira (ajudando a abastecer a Grande São Paulo).

E a verdade é que, nós que vivemos aqui, muitas vezes nos esquecemos de dar o devido valor ao Rio que tem uma importância histórica, cultural e sentimental na vida dos piracicabanos!

Basta pararmos para pensar, por exemplo, que o Rio é o principal atrativo da cidade, sendo assim determinante para o turismo; do ponto de vista econômico, fez e faz possível o “ganha pão” de muitas famílias; do ponto de vista sentimental, está nas lembranças/ou na rotina da maioria das famílias piracicabanas!

Sim, somos privilegiados por viver em uma cidade que foi construída às margens do rio. Porém, isso também exige de nós reponsabilidade e zelo.

Será que temos feito a nossa parte, preservando e valorizando nosso Rio Piracicaba? Será que nós, enquanto pais, temos ensinado aos nossos filhos o valor que tem um rio para a população e para o meio ambiente de uma formal geral?

Se nos permite uma sugestão: vamos levar mais nossos filhos passearem em torno do rio Piracicaba! Vamos falar mais sobre ele, vamos sugerir fazerem fotos, vamos almoçar juntos em família tendo o Rio Piracicaba como cenário! É desta vivência consciente ao mesmo tempo que despretensiosa que conseguiremos fazer brotar em nossas crianças o amor e o respeito pelo nosso Rio, pela nossa cidade, pelo meio ambiente!