6 de junho de 2019
  • Blog Mundo Mãe
  • PoliBrasil realiza Saída Pedagógica para o Largo dos Pescadores

PoliBrasil realiza Saída Pedagógica para o Largo dos Pescadores

Nesta Semana do Meio Ambiente, nada mais bacana do que falarmos de iniciativas que acontecem dentro das escolas com o intuito de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de preservarmos os recursos naturais. Falamos esses dias sobre a importância do Rio Piracicaba para a nossa cidade, e sobre como podemos/devemos estimular essa conscientização em […]

Nesta Semana do Meio Ambiente, nada mais bacana do que falarmos de iniciativas que acontecem dentro das escolas com o intuito de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de preservarmos os recursos naturais.

Falamos esses dias sobre a importância do Rio Piracicaba para a nossa cidade, e sobre como podemos/devemos estimular essa conscientização em nossas crianças. E uma das atividades realizadas no Colégio PoliBrasil veio exatamente de encontro a esta ideia.

A estratégia intitulada “Extrapolando as paredes da sala de aula” teve o objetivo de aproveitar a cidade e os espaços ao redor da escola, usando todo o seu potencial didático. “O conhecimento é vivo e está em todo lugar, a calçada em frente à escola, o bairro, a praça, a feira, o mercado, podem ser locais que podem acontecer aula e serem momentos de aprendizagem”, comentou Fernanda M. G. Andreello, vice-diretora do Colégio.

Para aplicar essa estratégia didática ativa, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental fizeram a saída pedagógica para o Largo dos Pescadores, na Rua do Porto, para viver a aprendizagem, com o objetivo de observar os aspectos naturais, culturais e históricos e, principalmente perceber as modificações feitas pelo homem na natureza e seus danos ao meio ambiente.

“Um exemplo disso foi a observação mais atenta ao nosso Rio Piracicaba, a qualidade da água, aos pescadores que ali estavam, aos peixes, se atentando aos objetos que não são naturais, entendendo os prejuízos para nossa saúde e dia a dia e foram conscientizados da importância da preservação”, contou Fernanda.

Para completar, apreciaram uma linda exposição na Casa do Povoador. O trajeto também foi enriquecedor, pois conheceram a comunidade e conversaram com os “vizinhos” do colégio.

A atividade foi um projeto interdisciplinar, contemplando as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa e Artes, objetivando a releitura de paisagens naturais e modificadas, através da escrita de um texto e a elaboração de um desenho.

O Colégio PoliBrasil utiliza métodos ativos de ensino, como proposta pedagógica, onde os alunos são protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, deixando de ser passivos, privilegiando a sua participação, deixando as aulas mais interessantes e o aprendizado mais significativo.

O Colégio PoliBrasil fica na R. Morais Barros, 422 – Centro, Piracicaba.