11 de junho de 2019

O cérebro das crianças: como ele aprende (parte 2)

Na semana passada começamos a falar sobre como o cérebro aprende e vamos dar continuidade à nossa série Cérebro! Desde que abrimos os olhos ao nascer iniciamos o nosso processo de APRENDER. E ele pode acontecer de maneira INFORMAL – FORMAL – TUTORIAL. Vamos lá para compreendermos melhor isso direitinho!! A maneira INFORMAL são nossas […]

Na semana passada começamos a falar sobre como o cérebro aprende e vamos dar continuidade à nossa série Cérebro!

Desde que abrimos os olhos ao nascer iniciamos o nosso processo de APRENDER. E ele pode acontecer de maneira INFORMAL – FORMAL – TUTORIAL.

Vamos lá para compreendermos melhor isso direitinho!!

A maneira INFORMAL são nossas experiências naturais, nossas vivências e tudo que estiver ao nosso alcance. Nossas crianças vão descobrindo as mãozinhas, os pés, os objetos, os alimentos… Desde as coisas mais simples até as mais complexas fazem parte das nossas aprendizagens informais. Há também um conceito de VYGOTSKY onde denomina de Nível de Desenvolvimento Real, aquele nível de conhecimento que a pessoa realiza sem o auxílio de outra pessoa.

Já a aprendizagem FORMAL acontece quando utilizamos padrões mais sistematizados. É quando o professor utiliza um projeto pedagógico e elabora procedimentos para que a aprendizagem aconteça. Ela também pode acontecer através da literatura – os livros nos trazem uma aprendizagem já estruturada e objetiva.  VYGOTSKY chama essa fase de Nível de Desenvolvimento Potencial, pois há potencial que pode ser alcançado de maneira assistida.

E quando falamos da aprendizagem TUTORIAL estamos nos referindo a recursos artificialmente monitorizados. Na teoria de VYGOTSKY o mediador é o parceiro mais importante, é aquele que questiona, exemplifica, propõe exercícios e contribui para fixar o conhecimento. Esse papel pode ser ocupado hoje em dia pelos SISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES, a qual utiliza métodos da Inteligência artificial no processo de aprendizagem.

O Sistema Tutorial de Inteligência é um tipo de software educacional para representar o conhecimento e introduzir as aprendizagens de maneira “personalizada” para o indivíduo.

Para muitas pessoas, esse novo conceito é muito novo e assustador mas poderemos em outro momento, trazer mais conhecimento sobre esses Sistemas de Tutorias inteligentes!

Até a próxima!

* Alessandra Netti é Psicóloga, Neuropsicóloga e Neurofeedback. Autora e especialista em comportamento do Blog Mundo Mãe.