29 de agosto de 2019

Educação a distância ganha mais adeptos

Cresce o número de alunos que optam pelos cursos superiores a distância. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), entre 2003 e 2018 foram registradas 3,3 milhões de matrículas no ensino superior, sendo um terço na modalidade a distância. O número saltou para 1.153.572. Desse total, 86% correspondia a instituições particulares de educação superior. Segundo […]

Cresce o número de alunos que optam pelos cursos superiores a distância. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), entre 2003 e 2018 foram registradas 3,3 milhões de matrículas no ensino superior, sendo um terço na modalidade a distância. O número saltou para 1.153.572. Desse total, 86% correspondia a instituições particulares de educação superior. Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o total de matriculados já ultrapassava a marca de 3,8 milhões.

Para Fernanda Andreello, vice-diretora do Colégio PoliBrasil, polo da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), uma das mais respeitadas universidades do país no ensino a distância, os dados do MEC indicam que essa modalidade de ensino ganhou a credibilidade dos profissionais e das empresas.

“Qualidades como disciplina, foco, responsabilidade e dinamismo, comuns entre os alunos que concluem os cursos EAD, têm chamado a atenção do mercado de trabalho. As empresas passaram a enxergar essas competências e a ver esses profissionais com mais interesse”, detalha Fernanda.

Para os profissionais, os cursos EAD também estão mais concorridos. O achatamento da renda e a escassez do tempo têm feito as pessoas buscarem cursos com preços mais acessíveis e com flexibilidade de horário. “Tem ainda a geração nascida em ambiente totalmente digital e interativo, que se adapta melhor ao formato EAD”.

Referência em educação há 49 anos, o Colégio PoliBrasil/Ulbra oferece 20 opções de cursos de graduação e 21 opções de pós-graduação no sistema a distância. São eles Administração, Pedagogia, Gestão de Recursos Humanos, Letras, História, Serviço social, entre outros e Pós em Coordenação Pedagógica, Educação Infantil, Gestão Estratégica de Negócios, Gestão estratégica de Pessoas, entre outros. Para se inscrever no vestibular basta se inscrever pelo site www.ulbra.br.

Os cursos utilizam a metodologia ativa e e-learning e garantem que as etapas do ensino sejam pré-programadas por módulos e desenvolvidas em dois semestres distintos. O aluno tem encontros presenciais para orientações e a realização das avaliações do semestre.

“Com a modalidade de ensino via internet, as aulas são desenvolvidas por meio de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e o aluno poderá estudar as disciplinas do seu curso dentro do período destinado à realização de cada uma, nos dias, horários e locais mais adequados, de acordo com a sua disponibilidade”, explica Fernanda.

As aulas digitais (material didático digital) estarão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, durante o período de realização de cada disciplina do curso. O acesso à plataforma permite o acesso ao material e o contato com colegas e professores quando e onde quiser.

A Ulbra tem mais de 70% de professores mestres e doutores e seus alunos são destaque no Enade, na modalidade de educação a distância.