18 de outubro de 2019

As cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres

O Brasil está no ranking dos países que mais realizam cirurgia plástica no mundo. Dr. Alexandre Fischer de Oliveira, CRM 88595, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, comenta que colocação de implante mamário (prótese), mamoplastia (com ou sem colocação de prótese mamária), abdominoplastia e lipoaspiração são as cirurgias mais procuradas entre as […]

O Brasil está no ranking dos países que mais realizam cirurgia plástica no mundo. Dr. Alexandre Fischer de Oliveira, CRM 88595, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, comenta que colocação de implante mamário (prótese), mamoplastia (com ou sem colocação de prótese mamária), abdominoplastia e lipoaspiração são as cirurgias mais procuradas entre as mulheres atualmente.

“Esses procedimentos geralmente são mais procurados por serem cirurgias que harmonizam o corpo da paciente”, comenta Fischer.

Cada cirurgia tem seus objetivos e também possíveis riscos, podendo ser bem indicada ou não para uma pessoa. Por isso, é essencial se submeter a uma cirurgia plástica somente se ela for feita por um profissional de confiança (registrado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) que, além de ter experiência, possa orientar corretamente sobre todos os detalhes do procedimento.

Cuidados pré e pós-operatórios

Fischer explica que o pré-operatório consiste, de forma geral, na indicação cirúrgica dada pela avaliação da cirurgia previamente, e na realização de exames clínicos e laboratoriais (sangue, exame de imagem), que deverão estar dentro do padrão de normalidade estabelecido.

Fischer destaca que existe um repouso específico para cada cirurgia, mas as recomendações pós-operatórias basicamente são:

– 30 dias sem dirigir;

– 60 dias sem sol (praia, piscina);

– de 30 a 60 dias sem atividade física, dependendo da atividade.

“No caso de abdominoplastia e lipoaspiração, serão necessárias sessões de drenagem linfática no pós-operatório, que deverão ser realizadas com profissional qualificado”, acrescenta o cirurgião plástico.

Indicações

Mas, quais mulheres são boas candidatas para essas cirurgias citadas? “Não existe um padrão específico para quem deseja realizar a cirurgia plástica. Contam o desejo da paciente por uma melhora estética corporal e a avaliação realizada pelo cirurgião que confirmará (ou não) a indicação cirúrgica”, destaca Fischer.

Uma dúvida comum diz respeito às combinações de cirurgias plásticas. Por exemplo, fazer lipoaspiração e mamoplastia de uma só vez. Essas cirurgias plásticas são seguras? Em quais casos são possíveis/indicadas?

“As combinações cirúrgicas existem, são possíveis e seguras, sendo os principais critérios a serem levados em consideração: tempo cirúrgico, avaliação clínica da paciente e a perda que a paciente terá durante a cirurgia (sangue) principalmente na cirurgia de abdominoplastia e lipoaspiração”, ressalta Fischer.

Tudo isso reforça a importância de só se submeter a uma cirurgia plástica com um cirurgião plástico registrado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e devidamente capacitado.