21 de fevereiro de 2020

Alimentação e dicas para curtir o melhor do carnaval

Muita gente me pede “dicas para o carnaval”. A verdade é que não existe milagre. O que tinha que ter sido feito ao longo da rotina, não será realizado em dias de folia, concorda? Ou seja, quem já não vinha seguindo hábitos saudáveis, certamente não conseguirá fazer isso da melhor forma em meio a uma […]

Muita gente me pede “dicas para o carnaval”. A verdade é que não existe milagre. O que tinha que ter sido feito ao longo da rotina, não será realizado em dias de folia, concorda?

Ou seja, quem já não vinha seguindo hábitos saudáveis, certamente não conseguirá fazer isso da melhor forma em meio a uma viagem ou dias de festa!

Então, o jeito é aproveitar “sem neuras” e se prevenir, para curtir o melhor deste período, cada pessoa à sua maneira!

Minhas dicas então se resumem a:

– Se alimente muito bem antes de sair de casa, dando preferência para comidas leves, folhas, legumes, proteínas e carboidratos bons e integrais. Evite fast foods, especialmente se você for de consumir bebidas alcoólicas, pois seu organismo já estará ocupado demais com o álcool ingerido.

– Beba água. Se hidrate. E não vale falar que cerveja hidrata. Pelo contrário, desidrata. A dica que eu sempre dou é a cada latinha ou drink, um copo de água!

– Tente dormir bem, mesmo que seja pouco.

– Tenha na bolsa snacks saudáveis. Oleaginosas e barras de proteína são ótimas opções pois não precisam estar refrigeradas.

– Para quem tem filhos, não se esqueçam que vocês podem esperar até achar algum lugar para comer, mas eles não. Tenham sempre uma lancheira com opções para eles comerem. E evitem comer em lugares desconhecidos com os pequenos… Isso pode acarretar em uma intoxicação alimentar.

– Atentem-se à hidratação da criançada também. Ofereçam água o tempo todo.

– Frutas são ótimas opções de lanches para as crianças também.

E, por fim, é claro: curtam bastante. Com responsabilidade, juízo e respeito. E vale destacar: se beber não dirija!

Quando terminar a folia, volte para a rotina de alimentação e atividade física… E aos poucos seu corpo vai mandando os excessos embora.

Marcela Gibim Costa é nutricionista graduada pela UNIMEP, com pós-graduação em Nutrição clínica pela FMU. Atua na área clinica há 5 anos, hoje especialmente nas áreas de emagrecimento efetivo, nutrição infantil, gestantes e introdução alimentar. Realiza oficinas, palestras e curso na área de nutrição voltada para emagrecimento e nutrição infantil.