11 de maio de 2020

Transformando relações através da música

A música é uma importante ferramenta para a formação integral da criança (desenvolvimento cognitivo, social, cultural), pois através dela a criança se expressa e cria, tendo acesso ao mundo lúdico e ao mundo das letras. As atividades para as aulas de Música devem proporcionar condições para desenvolver a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, ouvido musical, o […]

A música é uma importante ferramenta para a formação integral da criança (desenvolvimento cognitivo, social, cultural), pois através dela a criança se expressa e cria, tendo acesso ao mundo lúdico e ao mundo das letras.

As atividades para as aulas de Música devem proporcionar condições para desenvolver a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, ouvido musical, o prazer de ouvir música, a expressão corporal, imaginação, memória, atenção, concentração, autodisciplina, respeito ao próximo e, assim, incentivar o
desenvolvimento da criança em todos os aspectos (cognitivos, linguísticos e socioafetivos), proporcionando a aquisição de novos conhecimentos. Um conjunto de atividades lúdicas com canções, jogos, danças e rodas, exercícios de relaxamento e movimento, juntamente com a prática de instrumentos de percussão infantis, fazem parte do processo de educação musical.

O papel dos pais e da família na vida musical das crianças é significativo e fundamental. Os pais são os primeiros responsáveis pelo desenvolvimento musical de seus filhos, cantando para eles, brincando com música e estimulando as crianças a usarem a voz cantada na mesma medida em que usam a voz falada.
Nas aulas de Educação Infantil, tanto o professor que está no início de sua prática didática, quanto o professor que está a um longo tempo exercitando-a, deve realizar suas práticas pedagógicas com objetivos claros, direcionamentos exclusivos, criando e readaptando atividades para que cada vez mais sejam autênticas e focadas. O professor deve fazer com que o aluno seja ativo e participe da construção de seu conhecimento. É imprescindível que o docente conheça, estude, recicle pensamentos, métodos e ações para criar sua própria metodologia e atingir uma prática de ensino rica e autêntica.

A aprendizagem é um processo contínuo, permitindo a formação e construção do conhecimento e, juntamente com a música, prepara a criança para as próximas etapas da vida, seja musical ou escolar, de maneira prazerosa e lúdica.

Com o objetivo de incentivar a prática das atividades musicais com as crianças, em casa, estreitando as relações entre pais e filhos, e na escola, para auxiliar o educador no trabalho com a música e as crianças, desenvolvemos o Allegro Momento, projeto da Escola de Música Momento Musical, utilizando metodologia própria, desenvolvida ao longo de 30 anos de trabalho nessa área.

Para mais informações, siga nossas redes sociais, Instagram @allegro.momento e Facebook @allegroemomento. Em nossas páginas ensinamos e damos dicas sobre atividades musicais, métodos de prender a atenção da criança através da música, e construção de instrumentos caseiros.

Ivete Cunha Machado é Musicista, Pedagoga e Especialista Pós-Graduada em Musicalização Infantil. Há mais de 30 anos desenvolve e pratica a educação musical para crianças, educadores infantis e pais. Traz a experiência de atuação como educadora musical em diversos colégios de sua região, bem como a regência coral infanto-juvenil. Ministrou diversas Oficinas de Música em parceria com as prefeituras de cidades como Piracicaba, Monte Mor, Ibiúna e Indaiatuba. É Diretora Geral e Proprietária da “Escola de Música Momento Musical” @momentomusical, fundada em 1992, na cidade de Piracicaba-SP, também lecionando “Musicalização Infantil” para crianças de 03 meses a 03 anos, “Iniciação Musical” para crianças de 03 anos a 06 anos e “Musicalização para Gestantes”.

 Jeane Machado Andrino é Especialista Pós-graduada em Musicalização Infantil, desenvolveu pesquisa sobre a importância da Iniciação Musical e seus benefícios no aprendizado da criança, como etapa preparatória ao estudo de um instrumento musical. É Diretora Pedagógica da Escola de Música “Momento Musical” @momentomusical, de Piracicaba-SP, onde atua como Educadora Musical lecionando “Musicalização Infantil” para crianças de 03 meses a 03 anos, “Iniciação Musical” para crianças de 03 a 06 anos e “Musicalização para Gestantes”. Traz a experiência pedagógica conquistada no ambiente universitário, sendo Mestra e Doutora em Ciências, e docência em universidades, pós-graduação e colégios da cidade de Piracicaba.