26 de maio de 2020

O impacto de se alimentar em frente às telas

Em tempos de quarentena, o que mais vemos são pessoas fazendo home Office, não é mesmo? E quando se tem muito trabalho, todo segundo é precioso, por isso acabamos nos apressando e comendo enquanto trabalhamos, ou vemos televisão, ou assistimos a cursos online etc. Algumas pesquisas apontam que tais distrações podem sim impactar (e muito) […]

Em tempos de quarentena, o que mais vemos são pessoas fazendo home Office, não é mesmo? E quando se tem muito trabalho, todo segundo é precioso, por isso acabamos nos apressando e comendo enquanto trabalhamos, ou vemos televisão, ou assistimos a cursos online etc.

Algumas pesquisas apontam que tais distrações podem sim impactar (e muito) no consumo energético do indivíduo durante o dia.

Quando não temos atenção plena em algo que estamos fazendo, não é possível que aquilo saia perfeito. Tanto trabalhar, como comer.

O ato de comer precisa ser feito tranquilo, sem pressa, sem distrações. Isso também vale para as crianças, que ficam muito tempo em frente à televisão e perdem a noção do quanto comem. O fato de estar distraído com outra coisa além de comer, nos faz ingerir alimentos mais do que necessitamos, perdemos a noção de quantidade e saciedade.

Nesse contexto, a ansiedade aumenta pois queremos terminar a refeição logo para voltar a fazer o que estava fazendo, o estresse aumenta pois não temos pausa para descanso e momentos de prazer. Contudo a ingestão calórica também irá aumentar, pois como não estamos vendo/tendo noção do que estamos comendo, nossa percepção de saciedade se perde e a vontade de comer (fome emocional) aparece toda hora, devido à ansiedade e estresse terem aumentado.

Portanto, mesmo trabalhando em casa, faça seu horário de pausa para o almoço e lanches como o de costume, tente se desligar do resto e fazer uma refeição tranquila e prazerosa, sem estresse e aborrecimentos.

Marcela Gibim Costa é nutricionista graduada pela UNIMEP, com pós-graduação em Nutrição clínica pela FMU. Atua na área clinica há 5 anos, hoje especialmente nas áreas de emagrecimento efetivo, nutrição infantil, gestantes e introdução alimentar. Realiza oficinas, palestras e curso na área de nutrição voltada para emagrecimento e nutrição infantil.