7 de julho de 2020

O novo conceito de ensinar e aprender

A quarentena e as dificuldades trazidas ao mundo, também possuem seu lado positivo. O reaprendizado e a reavaliação de valores, nos faz ter um olhar diferenciado à solidariedade e colaboração. O que não facilita as atividades é o desespero e administrar o momento agarrando as oportunidades que aparecem é o melhor a se fazer. Os […]

A quarentena e as dificuldades trazidas ao mundo, também possuem seu lado positivo. O reaprendizado e a reavaliação de valores, nos faz ter um olhar diferenciado à solidariedade e colaboração. O que não facilita as atividades é o desespero e administrar o momento agarrando as oportunidades que aparecem é o melhor a se fazer.

Os cursos online vieram para aprimorarmos nosso conhecimento e a maneira diferente de enxergar sobre educação à distância. A oportunidade para as escolas de música se reinventarem “bateu na porta” dias antes da quarentena ser anunciada. O que fizemos? Agarramos com unhas e dentes e nos aprimoramos.

Nos primeiros dias, o susto e o medo quis tomar conta, entretanto, nosso planejamento estava devidamente realizado, caso isso ocorresse. E ocorreu. Com planejamento, organização e inovação, colocando a ideia em prática, estamos conseguindo levar a música aos nossos alunos, mantendo a qualidade e excelência no ensino.

Podemos elencar algumas oportunidades e visões que o Covid-19 trouxe a nós: aulas online e a possibilidade de continuar a oferecer esta modalidade na educação musical; professores são capazes e criativos; reestruturamos nossas aulas e a maneira de ensinar num espaço curto de tempo; entre muitas outras. Oferecer aos alunos oportunidades, dar suporte à equipe, ouvir obstáculos e desafios, oferecer novidades e surpreender é o que decidimos fazer!

As aulas individuais são simples de serem executadas remotamente. Com uma internet de velocidade adequada, um celular/computador, bastante confiança e positividade, conseguimos agradar nossos alunos e desenvolvê-los da mesma maneira. As aulas online (ao vivo) e materiais gravados foram um sucesso! E as aulas em turma? E nossas crianças da Musicalização Infantil e Iniciação Musical?

A aprendizagem é um processo contínuo, e essa quarentena não está sendo um fator limitante. Como, de uma hora pra outra, antes da quarentena ser decretada, os pais já começaram a nos avisar sobre não levarem seus filhos às aulas, decidimos momentaneamente por enviar videoaulas (aulas gravadas). Aprendemos da noite para o dia, interagir com a câmera, naturalmente, para que as crianças sentissem o carinho e soubessem que estavam em nossas aulas deliciosas, porém distante. Aprendemos a editar vídeos, fazer upload no YouTube. Ensinamos aos pais como conduzirem em aula, a construírem e improvisarem instrumentos. As correções de atividades e posturas eram feitas por vídeos e mensagens. Caminhamos e estamos caminhando em uma via de mão dupla, aprendendo juntos a passarmos por este período.

Após um tempo, sentimos falta da interação com as crianças. Os pais já estavam em seus horários de trabalhos normais, mesmo que home office, e muitos trabalhando normalmente, dentro do “novo normal”. Optamos por conduzirmos às aulas online (ao vivo). Escolhemos um aplicativo que pudesse atender nossas necessidades, ensinamos os pais/tios/avós a baixarem o app e entrarem em aula. E sim! Está dando certo e estamos nos aprimorando cada vez mais (inclusive os pais e as crianças)!

O melhor feedback foi: “A escola Momento Musical e as professoras das crianças souberam o momento exato de iniciar com as videoaulas (aulas gravadas) e trocá-las pelas aulas online (ao vivo)”. E sabem de uma coisa? Não trocamos totalmente, as videoaulas dão suporte aos alunos novos e estão disponíveis para os pais colocarem atividades extras às crianças. E sabem de outra coisa? Esse “momento exato” não foi calculado, foi orientado pelo coração.

Desta maneira, estamos fluindo muito bem. Nós superamos muitos desafios. Já sabemos esperar a internet voltar (sim, ela pode cair, mas volta logo!), sabemos ligar e desligar os microfones na hora exata (aliás, os dedinhos das crianças são mais rápidos que os nossos), cada aluno tem sua caixa própria e exclusiva de instrumentos construídos e improvisados com materiais recicláveis, temos nosso próprio código de interação.

Agora, vamos a pergunta: Aula online funciona? Sim, funciona e tem suas vantagens. É necessário repensar o planejamento, requer mais preparo, esforço e dedicação. Também é necessário orientar os pais sobre a condução das aulas, sobre o aplicativo e instrumentos.

E fomos além! Inovamos tirando nosso sonho do papel e aplicamos.  Desenvolvemos a Allegro Momento, projeto da Escola de Música Momento Musical, utilizando metodologia própria, com o objetivo de incentivar a prática das atividades musicais com as crianças, em casa, estreitando as relações entre pais e filhos, e na escola, para auxiliar o educador no trabalho com a música e as crianças. Para mais informações, siga nossas redes sociais, Instagram @allegro.momento e Facebook @allegroemomento. Em nossas páginas ensinamos e damos dicas sobre atividades musicais, métodos de como conquistar a atenção da criança através da música, e construção de instrumentos caseiros.

 

Ivete Cunha Machado é Musicista, Pedagoga e Especialista Pós-Graduada em Musicalização Infantil. Há mais de 30 anos desenvolve e pratica a educação musical para crianças, educadores infantis e pais. Traz a experiência de atuação como educadora musical em diversos colégios de sua região, bem como a regência coral infanto-juvenil. Ministrou diversas Oficinas de Música em parceria com as prefeituras de cidades como Piracicaba, Monte Mor, Ibiúna e Indaiatuba. É Diretora Geral e Proprietária da “Escola de Música Momento Musical” @momentomusical, fundada em 1992, na cidade de Piracicaba-SP, também lecionando “Musicalização Infantil” para crianças de 03 meses a 03 anos, “Iniciação Musical” para crianças de 03 anos a 06 anos e “Musicalização para Gestantes”.

 Jeane Machado Andrino é Especialista Pós-graduada em Musicalização Infantil, desenvolveu pesquisa sobre a importância da Iniciação Musical e seus benefícios no aprendizado da criança, como etapa preparatória ao estudo de um instrumento musical. É Diretora Pedagógica da Escola de Música “Momento Musical” @momentomusical, de Piracicaba-SP, onde atua como Educadora Musical lecionando “Musicalização Infantil” para crianças de 03 meses a 03 anos, “Iniciação Musical” para crianças de 03 a 06 anos e “Musicalização para Gestantes”. Traz a experiência pedagógica conquistada no ambiente universitário, sendo Mestra e Doutora em Ciências, e docência em universidades, pós-graduação e colégios da cidade de Piracicaba.