13 de julho de 2020

Frases que você deve evitar no momento da refeição

“Olha o aviãozinho…”; “Se não raspar o prato vai ficar de castigo…”; “Só sai da mesa quando terminar…” “Se comer tudo ganha uma sobremesa…”. Você comete esse erro na hora de oferecer as refeições para seu filho? Dizer essas palavras na hora da refeição pode parecer a melhor solução no começo, mas pode causar um […]

“Olha o aviãozinho…”; “Se não raspar o prato vai ficar de castigo…”; “Só sai da mesa quando terminar…”
“Se comer tudo ganha uma sobremesa…”. Você comete esse erro na hora de oferecer as refeições para seu filho? Dizer essas palavras na hora da refeição pode parecer a melhor solução no começo, mas pode causar um problema maior no futuro.

A sua casa é o primeiro ambiente alimentar da criança e deve ser tranquilo, de aprendizagem positiva e muito afeto. A criança começa a perceber tudo que envolve a alimentação, ou seja, os alimentos ofertados, a relação da família com o alimento. É de extrema importância que o bebê/criança tenha uma boa relação com a pessoa cuidadora e que esse momento seja tranquilo e sem estresse, assim podendo influenciar de forma positiva na aceitação dos alimentos.

Ao dizer frases como essa, a criança fica frustrada, e pode passar a comer mais do que aguenta. A longo prazo isso pode causar perda do controle de saciedade e até ocasionar um ganho de peso excessivo/obesidade infantil.

EVITE também oferecer distrações, como tabletes, celulares e brinquedos, para o bebê/criança na hora de se alimentar. Isso também causa confusão nele/a, fazendo com que coma no automático.

É necessário ter muita paciência, esse momento é apenas mais um aprendizado dele e deve ser feito tranquilamente e respeitando sempre a vontade do bebê/criança.

Marcela Gibim Costa é nutricionista graduada pela UNIMEP, com pós-graduação em Nutrição clínica pela FMU. Atua na área clinica há 5 anos, hoje especialmente nas áreas de emagrecimento efetivo, nutrição infantil, gestantes e introdução alimentar. Realiza oficinas, palestras e curso na área de nutrição voltada para emagrecimento e nutrição infantil.