17 de julho de 2020

O poder da resiliência

Olá, tudo bem com você? E seguimos mais um mês enfrentando, para muitos, uma das fases mais difíceis da vida, e tenho certeza que mesmo dentre os menos impactados financeiramente ou que não tiveram incidentes relacionados ao vírus, certamente tiveram sua rotina alterada e vêm enfrentando grandes mudanças… E a grande questão que tenho percebido […]

Olá, tudo bem com você?

E seguimos mais um mês enfrentando, para muitos, uma das fases mais difíceis da vida, e tenho certeza que mesmo dentre os menos impactados financeiramente ou que não tiveram incidentes relacionados ao vírus, certamente tiveram sua rotina alterada e vêm enfrentando grandes mudanças…

E a grande questão que tenho percebido é como lidar com tudo isso, como conseguir seguir vivendo no meio deste caos que parece nunca acabar… A cada dia uma nova determinação dos governantes, as informações que não param de mudar, as crianças tendo que assistir as aulas em casa, a nossa rotina de trabalho mudando, as incertezas que se acumulam e parece nunca termos uma resposta concreta sobre o futuro…

Pois é, desesperador, não é? Mas vou compartilhar algumas coisas que tenho feito para poder conduzir minha vida, a vida dos meus filhos e também da minha empresa. Eu percebi nestes últimos tempos que o principal objetivo das pessoas neste momento é passar por tudo isso com menos danos possível, tanto na empresa quanto na vida pessoal, pois com certeza um dia tudo isso vai passar, mas a questão é de que forma chegaremos até este dia…

Hoje o nosso poder de superação está em cheque, estamos sendo testados a nos adaptar e superar uma nova realidade, uma nova forma de viver e nos relacionar com as pessoas e o mundo de uma forma geral. Então o que fazer para conseguir passar por esta transição? Como lidar com tantas mudanças e não perder a cabeça neste momento… Eu acredito que o principal seja a atitude mental com a qual enfrentamos tudo isso! Enxergar as situações com positividade é algo que parece simples e fácil, mas exige muito de nós. Veja como é fácil se irritar com pequenas coisas… Com o filho que não colabora com as aulas online, o vizinho que faz uma festa em casa porque não pode sair, o trabalho que exige uma adaptação a qual muitas vezes muda nossa rotina, o cônjuge que só reclama…

Porém, se utilizarmos cada situação dessa e olhar de uma forma diferente, podemos não só superar este momento, mas sim aprender e evoluir com cada coisa, e então chegaremos na linha de chegada, e chegaremos mais fortes, mais capacitados, com valores que antes não tínhamos, com mais respeito ao próximo, mais amor, mais compreensão sobre a vida e as relações em que vivemos.

Olhar para tudo isso desta forma é o jeito que encontrei de virar o jogo, pego cada dificuldade e transformo em aprendizado, e partir disso crio algo novo para a posteridade. Para mim, ser resiliente é persistir, acreditar e ter fé, é uma atitude mental de superação, de positividade, que foi criado a partir do momento que aceitei a realidade e tomei a decisão de utilizar tudo que está acontecendo ao meu favor. Hoje é dia de plantar as sementes que queremos que floresça amanhã, então fica a reflexão… O que você pode fazer por você e pelo futuro dos seus filhos hoje?

Leonardo Nagano, 31 anos, é pai do Bento, da Manú e da Duda, e é proprietário de rede de lojas com produtos  infantis,  a Corita Baby e Kids, com unidade em Piracicaba e São Paulo.